Formas de Orgulho e Vaidade Ligados ao Espiritualismo

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

As formas do ego se manifestar no Espiritualismo são diversas, onde as pessoas cultuam comportamentos, atitudes, pensamentos e emoções de superioridade, as vezes até agressivos, para mostram que são melhores que os outros, diminuindo eles.
Muitos se dedicam a desejarem aparentar grande espiritualidade, fazendo justamente o contrário do que é realmente elevado.
Elevado é a humildade, a simplicidade, o respeito, a amorosidade e a consideração pelos outros, o que é o contrário do que muitos fazem para se ver ou que os outros vejam um status espiritual.
E só conquistamos a verdadeira simplicidade e respeito, é quando não nos importamos em ser melhores. Quando isso é desinteressado para nós.  
Não existe um caminho pata sermos considerados melhores, para não vivenciarmos esse orgulho.
A simplicidade e o respeito são pontos de elevação no caráter, na personalidade, no interior dos seres, mas existem muitos outros pontos, e pessoas boas, evoluídas podem ter orgulho, vaidade e arrogância, mas isso não é nada bom para elas, tanto para conquistar o autoconhecimento, ter uma vida espiritual saudável.
O comportamento de desejo de superioridade, na verdade, é causado por emoções de inferioridade em nosso inconsciente.
Inconsciente é a região de nossa mente que é desconhecida, e o autoconhecimento é tornar conhecido o que está oculto de nós, aprender mais sobre a gente.
Autoconhecimento é conhecer o que não sabemos sobre nós mesmos, isso nos transforma, nos muda para melhor.
Então para desenvolver humildade e simplicidade precisamos conhecer nosso orgulho e vaidade, assim levamos uma vida espiritual muito melhor e com muito mais desenvolvimento espiritual, pois fazer as coisas espirituais motivas pelo ego dificilmente trazem a evolução espiritual.   

Conhecimento – Existem pessoas que se consideram melhores do que os outros por possuírem mais conhecimentos espirituais do que os outros.
É como se o saber o colocassem em posição superior.
Muitos falam que as pessoas mais elevadas espiritualmente são as que mais estudam, e isso não é sempre assim não.
Tem muitas pessoas negativas que gostam de estudar, e pessoas positivas que não gostam.

Cargos e Hierarquias – Pessoas que se acham superiores por ocuparem cargos maiores que os outros em um local, ou centro ou templo espiritual. 
Muitos se acham mais evoluídos ou especiais por terem um cargo mais alto do que outros.

Evolução Espiritual – Existem quem tenha a vaidade, orgulho e arrogância por se acharem mais evoluídos espiritualmente que os outros.
Não devemos nos achar melhores ou pires que os outros, ambas as vontades são coisas do ego.
Devemos nos valorizar sem fazer comparações com ninguém.

Vegetarianismo – Existem filosofias espiritualistas, como a Yoga e o Espiritismo, que pregam o vegetarianismo (não comer carnes de animais) e veganismo (não consumir nenhum produto de origem animal). 
Para muitos ingerir carne é uma coisa de espíritos inferiores, quando na verdade Chico Xaviér, o grande iluminado avançado comia carne.
Exista quem odeie e não admitem que os outros comam carne.
O ódio e a falta de aceitação não são condutas elevadas, muito pelo contrário, deixam nosso mental e emocional negativo.
Desrespeitar o outro nunca é bom.
O fanatismo desequilibra a mente e o emocional.

Religião ou Escola Espiritual – Existe quem tenha a ideia de superioridade por frequentar um local espiritual, do qual considere muito conceituado, achando que está acima de quem não pertence a esses locais.

Magia ou Técnicas Espirituais – Existe quem se ache melhor por saber utilizar técnicas como Reiki, Cura Pránica, Magias e etc.
A quem acredite que saber isso o torna mais poderoso, quanto na verdade o poder não vem de nós, mas sim as energias positivas são do próprio Deus, do qual servimos fazendo o bem.
O poder não é fonte da gente, mas sim de Deus, e aceitar isso é humildade.

Praticar Yoga, Meditação ou Tai Chi Chuan – São métodos espiritualizadores, mas que existe quem se ache superior por pratica-los ou ter grande domínio sobre eles, pois essa ideia está ligada a elevação espiritual.
Na Índia, onde a Yoga e a meditação são muito fortes, é muito comum esse tipo de superioridade.

Sair da Sociedade e Viver uma Vida Sustentável – Existe esse tipo de pregação, onde se considera a vida que levamos através do dinheiro como impura, então existem quem tenha emoções de superioridade por achar que essa é uma vida correta.

Ser um Sacerdote ou Monge – existe quem se ache melhor que os outros por levar uma vida religiosa, achando que são mais ligados ao espiritual ou elevado, assim como se acharem mais fazedores de caridade.
Existem monges com grande orgulho de rasparem a cabeça, achando que são melhores do que os outros por se considerarem sem vaidade.
A raspagem da cabeça é para diminuir a influencia do ego sobre nós mesmos, e ter orgulho disso é uma inflamação do ego.

Ter Bons Karmas ou Dharmas
No Oriente os Karmas são bons ou ruins, no Ocidente os karmas são somente ruins, os boas ações que voltam para nós são chamadas de Dharmas.
Dharma no Oriente é sabedoria, não karmas positivos.
Assim, existem pessoas que se acham em boas condições, como ser rico, bonito, não ter doenças ou outras situações favoráveis, que são melhores de quem não as tem.
Muitas pessoas que fazem isso não reconhecem as coisas ruins que lhes acontecem na vida, e seu ego parece um pouco, mas em alguns casos, somente na aparência, a pessoas materialistas, que se orgulham do que tem, e não do que são.
Para acabar com o ego por acharmos que temos mais merecimento do que os outros, é importante saber que todos começamos a vida em níveis negativos de consciência, ou seja, de menor evolução espiritual, até conseguirmos o progresso da alma que temos hoje, todos tendo feito o mal o passado, tendo ações negativas que voltam.

Ter uma Profissão que Ajude os Outros
É muito louvável e bonito pessoas que escolham profissões pensando em ajudar os outros, mas essa beleza se perde quando a pessoa faz isso por se achar melhor do que os outros.
Existem médicos, psicólogos, terapeutas, bombeiros, policiais, professores de Yoga, meditação, Tai Chi Chuan, acupunturistas e etc. que escolhem suas profissões para dar sua contribuição e ajudarem os outros, mas elevam muito seus egos por causa disso, e não evoluem como poderiam ajudando.

Pessoas que Realizam Trabalho Voluntário
O amor e o fazer bem ao outro são muito bem vistos espiritualmente, mas se colocamos o ego nisso, então nossa evolução, prazer e felicidade em ajudar ficam prejudicados nessas condições, que são oportunidades muito boas de progresso da alma.
Quanto mais ego colocado nessa ação, quanto menos evolução terá, ou até mesmo estagnação.
Precisamos praticar a humildade e simplicidade em nossa mente e emoções.
Muitas pessoas ajudam em religiões e entidades beneficentes, e existem muitas guerras de ego nesses locais, coisa que não aconteceriam na humildade e simplicidade.

Pessoas que Ajudam os Outros
Muitas pessoas que ajudam, tanto em coisas simples como em coisas maiores, seja aconselhando, escutando, fazendo o que quer que seja para amigos, conhecidos ou até mesmo desconhecidos, isso pode elevar também ao ego.
Muitos se acham muito bons e criticam que não ajuda, e isso é arrogância.
Cada pessoa tem uma evolução e consciência, devemos respeitar a todos, pois um dia já tivemos em níveis espirituais inferiores, é que nos elevamos, mas não podemos cobrar do outro o que ele não tem, seja um bom coração ou atitudes positivas.
Quando queremos mostrar que somos bons e os outros ruins, é porque queremos nos aparentar como melhores.

 

 

Alguns Destaques: